Histórico

Colégio Estadual Manoel Messias Feitosa, 30 anos dedicados à educação (1980 - 2010)

O Colégio Estadual Manoel Messias Feitosa está situado na Avenida 26 de Setembro, nº 500, bairro Silus, no município de Nossa Senhora da Glória, conhecido como a “Capital do Sertão” que, de acordo com os dados de 14 de Agosto de 2009, tem uma população 30.804 habitantes.

A referida unidade escolar foi implantada em 19 de junho de 1980, através do decreto nº 4687/1980, com a denominação de “Escola de 1º Grau Manoel Messias Feitosa”, tendo como patrono o saudoso Manoel Messias Feitosa, que fora comerciante e prefeito nos idos de 1955. A escola foi construída no terreno que funcionava o matadouro da cidade.

No dia 01 de julho de 1980, o então prefeito municipal José Elon de Oliveira assinou um convênio com o Ministério da Educação e Cultura (MEC), Secretaria Estadual de Educação e Cultura (SEEC),  cujo resultado foi a escola funcionar, inicialmente, em dois turnos e atender alunos de 1ª a 4ª série do Ensino Fundamental e, posteriormente, atingir o fundamental completo, como, de fato, ocorreu, A senhora Tereza de Souza foi a primeira diretora.

Em 1983, a escola foi ampliada de 05 para 09 salas de aula, visando atender a demanda da sociedade, resultado do mesmo convênio entre o MEC e o SEEC, através do governador João Alves Filho.

Em 21 de maio de 1998, conforme decreto nº 17334/98, foi implantado o Ensino Médio, e a escola passou a ser denominada “Colégio Manoel Messias Feitosa”.

Em outubro de 2000 tornou-se “Colégio Estadual Manoel Messias Feitosa” (CEMMF).

Entre 2000 e 2001, esta instituição foi totalmente reformada, ganhando mais duas salas de aula, laboratórios de informática e de ciências, biblioteca, sala de professores, quadra poliesportiva coberta, banheiros femininos e masculinos. Ainda em 2001 foi conferido ao referido colégio o Prêmio de Gestão Escolar através do Governo do Estado e do Secretário de Estado de Educação, Desporto e Lazer.

No ano de 2002, iniciou-se o curso de Suplência de Ensino Médio/SUEM que, além de conceder oportunidade de estudo, proporcionava à clientela jovem e adulta a solução rápida de suas necessidades, bem como abrir novas perspectivas de engajamento no mercado de trabalho.

Em 2003, a instituição foi reconhecida com o “Selo Escola Solidária”, por estar comprometida com uma educação fundamentada nas ideias de solidariedade, participação e cidadania. No mesmo ano, foi realizada a Conferência Infanto-Juvenil pelo meio ambiente, da qual o colégio participou, a favor da construção de um futuro sustentável.

No ano de 2004, a Empresa de Desenvolvimento Agropecuário de Sergipe (EMDAGRO) conferiu ao CEMMF o certificado pela participação do Primeiro Encontro de Sensibilização e Preservação da Água.

Em 2005, o SUEM, EJAEM e EJAEF foram transferidos para o Colégio Estadual Cícero Bezerra. No mesmo ano, o CEMMF aceitou um novo desafio ao se tornar Centro de Excelência em Ensino Médio. O Centro de Excelência foi implantado, progressivamente, a partir da 1ª série do Ensino Médio, tendo início no primeiro semestre letivo de 2005.

O rendimento escolar dos alunos em 2008 foi muito proveitoso, obteve uma excelente aprovação no vestibular, surpreendendo todos os sergipanos, ficando em 3º lugar em aprovação em todo o Estado. Levando em consideração a proporção de alunos matriculados em relação aos aprovados, o colégio teria obtido o 1º lugar. 35 alunos ingressaram na Universidade Federal de Sergipe, 14 alunos na Universidade Tiradentes e 15, através do PROUNI, tiveram acesso a outras universidades. Dentre eles, o aluno João Paulo Santos Silva conquistou o primeiro lugar no curso de Letras/português, no Pólo da UFS de Itabaiana.

Em 2008, o aluno Jean Marks, tendo concorrido com mais de 5.000.000 alunos em todo o país, ficou entre os 150 finalistas na primeira Olimpíada de Língua Portuguesa “Escrevendo o Futuro”,  inda para Brasília (DF) receber o prêmio. O referido aluno, juntamente com o professor, Jorge Henrique, passou por várias etapas. O estudante defendeu o artigo de opinião “Destruição do Patrimônio Público em benefício do Particular”, com ele obteve medalha de prata, sendo o único a atingir este feito até então no Estado de Sergipe.

No ano de 2009, foi realizado o "1º Show do Aulão" e também o "1º Pega Pá Cá Pá ", em comemoração dos festejos juninos no colégio.

Atualmente, a direção da Escola está sob os cuidados da senhora Maria Rosivânia de Andrade, que começou como professora de Língua Portuguesa, formada pela UFS, na referida escola no ano de 2002. Em 2007, foi premiada com a Direção da Escola. Sempre determinada, procura analisar as necessidades dos alunos e funcionários em geral, colocando a escola em ordem, visando à qualidade e a boa relação entre as pessoas.